top of page

Catharantus roseus

 Catharantus roseus, também conhecida como Madagascar periwinkle, é uma planta nativa da ilha de Madagáscar, no Oceano índico. Pode ser encontrada em quase todos os países tropicais e sub-tropicais do mundo, tendo sido introduzida na Europa no século XVIII, como planta ornamental. Hoje é reconhecida mundialmente pelos seus efeitos contra o cancro e é cultivada em todos os continentes de clima quente [1].

 É constituida por: rosinidina que é um pigmento de antocianidina encontrado nas flores de C. Roseus, e por vincristina e vinblastina, utilizados para tratar vários tipos de cancro [2].

 Além da sua utilização no tratamento do cancro, é também utilizada no tratamento da malária, febre do dengue, diabetes, doenças de pele e diarreia. Os extratos preparados a partir das folhas desta planta já tiveram aplicação como antisséticos para o tratamento de feridas e para parar hemorragias e ainda como elixires bucais para a dor de dentes. As suas partes aéreas são consideradas diaforéticas e diuréticas e é aqui que são encontrados os alcalóides que têm utilidade como antineoplásicos [1].

Referências:

[1] Medicinal Plants, Volume 1. PROTA, 2008. 790 - Consultado em 17/05/2016

[2] Toki K, Saito N, Irie Y, Tatsuzawa F, Shigihara A, Honda T (March 2008). "7-O-Methylated anthocyanidin glycosides from Catharanthus roseus". Phytochemistry. 69 (5): 1215–9.

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano letivo 2015/2016 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião (remiao@ff.up.pt) do Laboratório de Toxicologia da FFUP.

bottom of page