top of page

Vindesina

A Vindesina é obtida a partir da Vinblastina tendo sido o primeiro alcalóide semissintético introduzido na oncologia clínica. É utilizada no tratamento do melanoma e também do cancro de células pequenas do pulmão. Quando em combinação com outros fármacos pode ser utilizada no cancro do útero. Porém, possui um efeito mielossupressor, contudo este é menor comparativamente à vinblastina.

Farmacocinética

Absorção: não é absorvida por via oral, podendo apenas ser administrada por via intravenosa.

Distribuição: ocorre rapidamente pelos tecidos corporais, contudo não atinge o sistema nervoso central nem o tecido adiposo, pois não é lipossolúvel.

Metabolização: ocorre por ação da isoenzima CYP3A4 a nível hepático.

Eliminação: a bílis é a principal via de eliminação, pode ainda ser eliminada na urina mas apenas em baixa percentagem. A sua cinética corresponde a um modelo de 3 compartimentos tendo um tempo de semi-vida final de 24 horas.

Referência:

Vindesina: http://fnmedicamentos.sld.cu/index.php?P=FullRecord&ID=235- Consultado em 05/05/2017

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano letivo 2015/2016 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião (remiao@ff.up.pt) do Laboratório de Toxicologia da FFUP.

bottom of page